23 julho 2011

Chamada para os Cadernos de Letras da UFF

A revista Caderno de Letras, da Universidade Federal Fluminense, abre para contribuições para os números 44 e 45.

image

Chamada para os Cadernos de Letras da UFF

Os Cadernos de Letras da UFF, em consonância com sua política editorial, estão voltados para a publicação de temas instigantes, que suscitem reflexão e debate. Em função do perfil adotado, sua constituição obedece à seguinte estrutura:

· Seção Dossiê, destinada ao desenvolvimento temático do número  da revista, constando de entrevista e artigos;

· Seção Cotidiano, com até 6 artigos de tema livre;

· Traduções;

· Resenhas.

Para os próximos números, os temas da seção Dossiê e os prazos para submissão de artigos são:

Número 44: Palavras e imagens (até 30/09/2011)

Se considerarmos que a escrita fixa em imagem a palavra falada, e que o signo, segundo Saussure, é constituído em parte por uma "imagem acústica",  não será difícil pensar que a relação entre "Palavras e Imagens"  é consubstancial aos estudos de Letras e Linguística. Além disso, o entrecruzamento de diferentes linguagens tem se mostrado profícuo na produção discursiva dos mais variados tipos de textos: verbais, visuais e verbo-visuais. Tendo em vista que essas questões despertam o interesse de estudiosos de diferentes áreas do conhecimento, este dossiê pretende chamar a atenção para as reais e as possíveis articulações teóricas, discursivas e criativas entre "Palavras e Imagens".

Número 45: América Central e Caribe: múltiplos olhares
(até 31/03/2012)

Normalmente negligenciados nos estudos regionais produzidos no Brasil,  o Caribe e a América Central constituem no entanto, pela diversidade de suas experiências sociais, culturais e históricas conviventes e concentradas em uma área geograficamente integrada e pela sua inserção igualmente diferenciada no mundo contemporâneo, espaços inevitáveis de reflexão em torno da modernidade na América Latina. O presente número dos "Cadernos de Letras" encoraja pesquisadores de diversas áreas das Ciências Humanas a exporem um estado da questão caribenha e centro-americana, através da produção de análises comparadas e multidisciplinares, que recoloquem esse espaço regional no âmbito dos estudos latino-americanos. Assim, esperamos estudos que não apenas atendam às especificidades das letras e da lingüística, mas também trabalhos de criação literária e aqueles que se debrucem sobre injunções históricas, sociais, culturais no tópico alvo deste número especial.

MAIORES INFORMAÇÕES:
http://www.uff.br/cadernosdeletrasuff/

NORMAS DE PUBLICAÇÃO: Faça o Download aqui.

Nenhum comentário:

Livros Digitais - E-Books