29 agosto 2011

14ª Jornada Nacional de Literatura


image

paula lattes A mestranda do PPG/Letras da UFGD Ana Paula Pachega da Silva Albuquerque apresentou uma comunicação  no 10º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural que ocorreu durante a 14ª Jornada Nacional de Leitura entre os dias 22 e 26 de agosto, no Circo da Cultura, Campus I da Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. O tema de sua apresentação foi “Clássicos e Best-Sellers: O papel do mediador.”

Segundo Ana Paula Pachega todos os esforços realizados para estar no evento valeram a pena, pois o mesmo foi muito valioso, tanto para sua formação acadêmica, quanto para sua formação intelectual. Ela agradece à todos que direta ou indiretamente ajudaram-na nessa verdadeira jornada e em especial sua orientadora a Profa. Dra. Célia Regina Delácio Fernandes.

Em entrevista ao Blog de Letras da UFGD Ana Paula diz o seguinte:
“Destaco principalmente a presença dos inúmeros autores e escritores importantes. Destaco ainda as palestras e conferências feita por autores que só conhecemos dos livros, como: Costa Lima, Afonso Romano de Sant'ana e Alberto Manguel, os projetos de formação de leitores que funcionam aqui no Brasil, no México, Espanha e Polônia. A discursão sobre as mídias como nova forma de atrair o leitor atraiu muitos participantes e tratou de assuntos de enorme relevância nos dias atuais. Destaco também a participação de todo tipo de público, dentre professores, alunos, crianças das escolas de ensino fundamental e médio do município, além dos especialíssimos alunos da Apae de Passo Fundo. As apresentações culturais: Shows e peças de teatro foram uma atração à parte. Apesar dos esforços e do intenso frio a experincia adquirida é inenarrável.”

A programação do evento incluiu palestras, concursos literários, conversa com autores, cursos, espetáculos musicais, teatrais e de dança, oficinas, filmes e exposições. Escritores de diversos países marcaram presença, como os portugueses Gonçalo Tavares e Tatiana Salem Lévy; os argentinos Alberto Manguel e Beatriz Sarlo; e o tunisiano Pierre Lévy.

Entre os autores brasileiros, participarão nomes como Mauricio de Sousa, Ziraldo, Tony Bellotto, Elisa Lucinda, Edney Silvestre, e Eliane Brum.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,

gostaria apenas de fazer uma correção mínima: a escritora Tatiana Salem Levy não é portuguesa, e sim brasileira, do Rio de Janeiro.

Livros Digitais - E-Books