07 maio 2013

6 dicas para você começar a faculdade com o pé direito


Queria dar as boas vindas aos CALOUROS e CALOURAS do curso de Letras da UFGD que começaram ontem - 06/05/2013 - seus caminhos nas trilhas acadêmicas. É com certeza uma nova fase na vida de todos vocês e desejo-lhes muito sucesso. Já fui aluno do curso e sei bem o quanto terão dificuldades, complicações, traumas e também vitórias. Tenham em mente que a pessoa que adentrou ontem as salas de aula da FACALE, o ser humano que você é, está em processo de transformação, ou seja, você está mudando.
Sucesso, Foco, Força e Fé!
6 dicas para você começar a faculdade com o pé direito
Este é você, indo para faculdade.
Trago hoje aqui no BLOG de LETRAS da UFGD algumas dicas básicas para você começar bem a sua faculdade. E sem demagogias, pois sei bem como é a vida nas universidades. Vamos lá:

Esqueça as férias

A primeira dica é deixar para trás tudo que você viveu nas férias, os momentos de diversão de descanso e de cochilos no sofá no horário que deveria estar na faculdade. Comece as aulas pensando no que vem pela frente, não no que deixou em casa. Senão, é bem provável que você se pegue dormindo na mesa durante aquela aula de matemática financeira, de tanta preguiça que deu lembrar dos cochilos nas férias. Estar sempre alerta é a ordem na primeira semana de aula, até porque se você for calouro, já sabe né?

Esteja animado para as aulas

Eu sei que é muito difícil, mas é necessário. Você precisa entender que o novo ano letivo te reserva muitas surpresas, boas e não tão boas. Mas o ânimo em encarar isso tudo com vontade te ajuda a vencer os obstáculos e chegar ao final de mais um período com boas notas na bagagem. Por isso, ânimo! São só as aulas que estão começando, não é o fim do mundo não. Já passei por 4 anos de faculdade e sei como é complicado, mas acredite, se você for pra sala de aula desanimado, tudo será bem pior.

Saiba o que deve ser feito

Vá para a faculdade sabendo quais disciplinas terá no primeiro dia de aula e nos seguintes também. Caso não consiga saber antes, chegue alguns minutos antes do início da aula e procure se informar sobre sala de aula, andar, prédio, horários, professores etc. Evite o tumulto do primeiro dia em frente ao quadro de avisos, planeje-se e tenha uma primeira semana de aula bem mais tranquila.

Faça amizades

Aproveite o primeiro dia de aula para se enturmar com as pessoas da sua sala de aula. É importante que você construa um bom network desde o início do período letivo. Isto o deixará mais à vontade em sala e lhe ajudará na hora de realizar um trabalho em dupla ou em grupo. Além, claro, de facilitar na hora de pedir uma ajuda com a matéria X ou Y na hora do desespero que virá. E se você está voltando das férias, aproveite os primeiros dias pra colocar o papo em dia com os amigos, de preferência nos intervalos das aulas.

Conheça bem os professores

Aproveite a primeira semana de aula para conhecer também os seus professores. Analise seus comportamentos, opiniões, atitudes etc. Estas informações serão valiosas para que você saiba como lidar com eles durante todo o semestre. Assim, você garante um começo de ano bem mais tranquilo e com novas amizades com os professores. Na faculdade, diferentemente do ensino médio, eles costumam ser presença constante nas festas e bares durante o período. rs
6 dicas para você começar a faculdade com o pé direito
Foto meramente ilustrativa. Ou não. 6 dicas para você começar a faculdade com o pé direito

Dedique-se!

Faculdade não é só festa. Esta é uma verdade que, infelizmente, alguns alunos demoram alguns meses para descobrir. Por isso, comece o curso sabendo que muitos momentos difíceis virão. Você precisará fazer milhares de trabalhos, apresentações, resumos, resenhas e, no final de tudo, terá ainda que fazer uma monografia digna de nota 10. Por isso, antecipe-se ao sofrimento e dedique-se ao máximo à sua faculdade. Pode parecer bobagem, mas esta é a dica mais importante que podemos te dar.
É isso, pessoal. Estas foram algumas dicas básicas que farão com que você comece a faculdade com o pé direito. Muitas delas você já conhece, mas nunca é demais relembrar, não é mesmo? Coloque-as em prática e você verá como fazem toda a diferença.
Boa sorte e bom início de faculdade!

Nenhum comentário:

Livros Digitais - E-Books